top of page

LINHA ESTÉTICA

Em todos os espaços 
Para todos os públicos

 

O Gteatro estrutura de teatro de itinerância nasceu em 2008 e 2014 associou-se à Bairro Jardim AC que lhe confere personalidade jurídica.

A nossa linha estética funda-se no Rough Theatre delineada por Peter Book no seu livro O Espaço Vazio.

Produzimos com o que nos chega à mão reutilizando materiais porque, para nós, é muito importante não só a mensagem – mensagem que sublinha a relevância da sustentabilidade ambiental transmitida nos nossos espectáculos - como é de igual importância incorporá-la na nossa prática cenográfica. Assim todas as nossas cenografias são construídas em quase toda a sua totalidade com materiais reutilizados.

 

Para nós o diabo é o aborrecimento por isso valorizamos a interacção com o público.
 

A maior parte das nossas produções são dirigidas para público de todas as idades embora dediquemos uma atenção especial ao público infanto-juvenil.

As nossas produções são construídas de raiz para viajarem por todos os espaços formais ou informais, interiores ou exteriores tendo requisitos técnicos mínimos o que proporciona agilidade e facilidade de se deslocarem indo assim ao encontro da nossa prática de itinerância.
Os espaços que visitamos vão desde o palco de teatro convencional, ao átrio de biblioteca, ao pequeno auditório de escola, ao pátio de escola,
o parque ou jardim municipal, entre outros.

O Teatro Áspero (rough) de O espaço vazio de Peter Brook

 

É sempre o teatro áspero, o teatro rude que vem salvar a situação. Através dos tempos ele tem tomado muitas formas e todas com um só traço em comum – uma aspereza. Sal, suor, barulho, cheiro: o teatro que não está dentro de um teatro, um teatro em carroças, em vagões, sobre tripé, de plateias em pé, bebendo, sentadas ao redor de mesas, plateias participando e respondendo ao espectáculo. Teatro em quartos de fundo, quartos de sótão, em celeiros; espectáculos de uma noite só, o lençol rasgado pendurado na  entrada, o biombo gasto para esconder as rápidas mudanças de roupa – e assim: um único termo genérico, teatro, compreende tudo isto além dos lustres cintilantes dos teatros ricos.

bottom of page